top of page

Desenvolvimento Sustentável na Moda VIDABR.

Atualizado: 24 de ago. de 2022




Mais uma live super bacana aqui no Atitudes Conscientes. Entrevistamos Rafael Studart da VIDABR, um case de vestuário sustentável para lá de interessante.


Já há algum tempo que vem surgindo empresas de moda que trazem uma proposta de slow fashion, procurando gastar menos matéria-prima para a produção de suas peças. No entanto, este ainda não é um quadro tão expressivo pois a indústria da moda é uma das mais extrativistas e mais consumista. Dito isto, resolvemos trazer aqui um case do que consideramos o desenvolvimento sustentável de uma marca na moda. A VIDABR.


A VIDABR foi criada a partir de uma campanha solidária, chamada VIDA NA SECA, para ajudar as pessoas que sofriam com uma castigadora seca no Nordeste, no interior do CEARÁ, mais precisamente no município de Milhã, o município mais afetado naquela época, em 2012. Foi neste ano que Rafael criou uma camiseta temática e todo o lucro arrecadado foi destinado a comprar alimento e água para muitos que estavam nesta situação. Assim, nasce a VIDABR, uma marca com um propósito, não só se preocupando com o lucro mas também se importando com questões sociais e ambientais, que são pilares importantes da marca.


Os produtos da VIDABR são feitos a partir de garrafas pet e algodão orgânico ou celulose e algodão orgânico, sim, isso mesmo, cada camiseta leva duas garrafas pet para ser fabricada, ou seja, tira-se resíduo sólido que estava no meio ambiente e juntamente com algodão orgânico a VIDABR produz peças como camisetas e uniformes para marcas que encomendam para eles, obviamente porque reconhecem a qualidade dos produtos, juntamente com sua proposta de valor no seu modelo de negócio.


A curiosidade por inovação levou Rafael a pesquisar como fazer toda cadeia produtiva, desde a confecção das camisetas até mesmo a utilização de papel semente nas tags que vão nas peças. As mesmas são feitas com papel semente fabricado pelo projeto resgate, ong que cuida adolescentes dependentes químicos. o que mostra mais uma vez o papel social da marca, não só uma marca de moda, mas sim uma marca com propósitos, que revela empatia diante de problemas da sociedade, Assim como o projeto resgate, a VIDABR também está ligada a outros projetos sociais.


Rafael também criou a coleção fotossíntese, com desenhos atemporais, assim, inspirado neste processo das plantas que o fazem na luz solar, também as camisetas da coleção revelam cores ao serem expostas à luz solar, o que deixa os desenhos das camisetas ainda mais bonitos.


Agora Rafael aposta como o futuro da moda sustentável a confecção de tecidos feitos com celulose e algodão orgânico, já utilizados na VIDABR, que é feita de casca de madeira reflorestada. Incrível não?!


Na live, Rafael fala também sobre o reconhecimento da VIDABR pelo jornal O POVO em 2020, e ainda nos conta sua alegria em conduzir a tocha olímpica na sua região por ocasião ainda pelo reconhecimento da marca.


Vem aí muita novidade na VIDABR, Confiram a entrevista no instagram; está direcionada no link.




85 visualizações0 comentário
bottom of page