top of page

Economia Circular

Nossa economia atualmente é pautada no modelo linear, onde, para fazer o produto, extrai-se a matéria-prima, manufatura, faz-se o uso e após isso, o descarte irresponsável. A grande inteligência da economia circular é que seu descarte é consciente, assim como seu consumidor.

Enquanto a economia linear funciona descartando sem se importar com o meio ambiente, na economia circular os produtos já são desenhados pensando no ciclo de vida do produto, ou seja, na circularidade da cadeia.

É interessante apontar que quando falamos em design do produto, na economia circular devemos ter em mente que design visa dar função, ou seja dar uma destinação pensada desde o princípio da sua produção, o que na economia circular entende-se por pensar numa vida cíclica para o produto, quer dizer, que ele torne a ser reutilizado, uma vez que, na economia circular, o produto, que descartado, vira insumo para um novo ciclo, podendo assim, se tornar o mesmo produto, ou um produto diverso porém que tenha a como insumo o produto que já foi descartado. Trata-se de pensar também no design do ciclo de vida do produto, da cadeia produtiva, em toda a trajetória que o produto percorrerá, desde a sua produção ao seu descarte.

É interessante também refletir sobre as vantagens que a economia circular traz para nós e veremos que a economia linear, além de um modelo obsoleto a ser adotado é também inadequado, pois a matéria-prima vem se tornando cada vez mais escassa. É necessário que haja uma mudança de modelo mental e comportamental, tanto de quem fabrica quanto do consumidor, pois o consumidor é verdadeiramente o agente regulador do mercado, na medida que o mercado tem de se ajustar aos anseios dele. Ainda é importante dizer que o comportamento do consumidor em relação à compra de produtos mais conscientes, também interfere na cadeia econômica, pois fabricantes engajados em fazer seus produtos, também querem comprar de fornecedores que tenham a mesma linha de pensamento, e que, portanto, adotem este modelo, ou seja, sejam alinhados aos mesmos valores. É um efeito cascata.


Apontamentos Sobre a Economia Circular e a Linear.

A economia linear tem seu descarte irresponsável, não atentando para o fato de que a matéria-prima é finita, o desperdício é contínuo, o consumidor não é preocupado com o descarte correto. A economia linear é a economia de uso e descarte irresponsável.

A economia circular, no entanto, vem contra isso e se caracteriza por ter o ciclo de vida do produto mais longo, o produto tem uma construção mais modular podendo ser consertado mais vezes durante sua vida caso necessite. Ele é feito para durar, não tem um ciclo de vida efêmero. É esse também o desejo do consumidor consciente.

Também a matéria-prima é infinita, pois ela é o resíduo de um outro produto que teve seu ciclo de vida extinto.

Há muitos cases de sucesso da economia circular, dois que podemos citar é o chamado fairphone, um telefone fabricado na Holanda (país adiantado na prática da economia circular), que é totalmente modular. Outro case muito interessante e atual que podemos citar são as medalhas das olimpíadas de Tokio, que foram fabricadas com materiais de resíduos de aparelhos eletrônicos.

De todo exposto, as empresas devem se importar cada vez em seguirem um modelo circular, porque o consumidor tem se tornado cada vez mais consciente e tem cada vez mais se importado com valores, mudando seus hábitos.

 
 
 

Comentários


© 2019 Angela Flavia Zavattieri

bottom of page